27 de agosto de 2009

Who's got the crack?

Seria meio idiota dizer que sou inteligente? Seria. Afinal não sou, mas o lance é que tem pessoas que se convencem que são inteligentes, e esquecem que não são. É o caso de tipo uma tribo adolescente que vem surgindo, a tribo Cult. Bom, não vou dizer que é um tipo de tribo bem interessante, e talvez uma daquelas que sua mãe não brigaria por você participar, afinal, pra você entrar nela é necessário, basicamente, ser inteligente. Claro que não é ser só inteligente, você deve saber criticar, blá blá e blá blá bla; para explicar melhor vou dizer alguns príncipios para ser Cult:
  1. Ouvir Los Hermanos;
  2. Ter uma língua maior que sua inteligência;
  3. Saber se adaptar ao meio que está (se você está em uma igrejam, você é ateu; se você está no meio de ateus, você é cristão; por exemplo);
  4. Maria Rita é o mínimo de MPB que você deve escutar;
  5. Você deve escutar Teatro Mágico e não achar um saco;
  6. Ler, é claro;
  7. Assistir filmes brasileiros e filmes antigos;
  8. Troque sua Capricho por uma Galileu;
  9. Troque seu Ramones por Chico Buarque;
  10. E pelo amor de Deus, seja ateu.
Não que eu tenha alguma coisa contra essa tribo, aliás eu adoro Los Hermanos, Chico Buarque, Galileu, filmes brasileiros e filmes antigos. Mas o que me chateia é quando a pessoa Cult vem como arrogante, achando que por que escuta Los Hermanos, é mais inteligente que uma outra pessoa, por exemplo. E não sei se para ser Cult é necessário ser arrogante, mas geralmente é. E será que Cult é quem se vê Cult, ou quem não se vê Cult? Afinal, assumir a ignorância é o primeiro passo para a sabedoria. E por que tem que ser ateu para ser inteligente? Saber explicar que Deus não existe é muito fácil, agora explicar por que ele existiria seria outra coisa, você consegue?
Ainda lembro na parte do Guia do Mochileiro das Galáxias (meu livro favorito) falava de um de seus personagens, o Zaphod, em que ele era extremamente inteligente, mas era bem difícil de perceber porque geralmente ele era burro; na maioria das vezes era por querer se mostrar inteligente sendo burro, ou quando era burro escondendo a inteligência, ou quando era burro por realmente ser burro; e isso geralmente era a maior burrice de todas.
Pra ser sincero, as pessoas mais Cult que eu conheço curtem Ramones, são religiosas (não necessariamente cristãs) e sabem que uma comédia do Adam Sandler é melhor que uma comédia de Charles Chaplin (tá bom, eu cometi um crime agora. Mas eu rio bem mais do Adam Sandler)
Toma exemplo de um cara que se considera Cult (antes e depois de Los Hermanos):

Nenhum comentário: